banner 1000x250

Portugal Parceiro Importante no Desenvolvimento de Timor-Leste

  • Share
O primeiro-ministro Taur Matan Ruak acompanha o Presidente da República, José Ramos-Horta a bordo de um avião com destino a Portugal durante sua visita de Estado, sábado (29/10/2022). Foto: Mídia Presidente da República
banner 728x90

DILI, www.news-viptv.com – Timor-Leste continua a dar prioridade a Portugal como um dos países da Europa que é considerado importante como parceiro de desenvolvimento de Timor-Leste.

Num comunicado de imprensa divulgado pelo Gabinete Presidencial, a visita ao país do Presidente da República, José Ramos-Horta, durante 4 dias, como forma de posicionamento político de Timor-Leste no reforço e fomento das relações de parceria entre os dois países, neste mesmo momento inesperado, deve-se sobretudo à guerra na Ucrânia e à crise económica mundial, e aproveitou ainda para conversar com colegas sobre os últimos desenvolvimentos sociais, políticos e económicos em Timor-Leste, em particular as eleições legislativas a realizar em 2023.

banner 336x280

“As relações entre Portugal e Timor-Leste assentam não só na história, cultura e lingua em comum, nas longas décadas de luta pela autodeterminação nacional, como também no compromisso e dedicação inabaláveis do povo português e dos governantes de todos os quadrantes politicos revelados, desde os momentos mais difíceis até agora, no desenvolvimento e bem-estar do povo de Timor-Leste. Hoje, Portugal continua a situar-se entre os mais importantes parceiros de desenvolvimento de Timor-Leste, demonstrando genuína solidariedade e apoio, sem regatear programas prioritários da construção de Estado e de desenvolvimento de Timor-Leste”, afirmou o Presidente J. Ramos-Horta antes da sua partida para a primeira visita de Estado ao continente Europeu

No imediato, o Presidente pretende abordar a situação dramática de particular vulnerabilidade em que se encontram os jovens timorenses recém-chegados a Portugal. “Apelo para os meus compatriotas que se informem junto das autoridades sobre as condições para a sua deslocação, não só à Portugal com a qualquer outro pais estrangeiro”. Continuando dizer “a isenção de visto para entrada em países da EU serve apenas para fins turisticos. Se o objetivo dos cidadãos de Timor Leste deslocaram-se a procura de emprego deverão primeiro garantir que preencham todos os requisitos necessários evitando a imigração ilegal, trafico humano e serem explorados”.

No contexto desta visita, o Presidente participará na abertura do WebSummitt 22, um dos mais importantes eventos tecnológicos mundiais, contando com mais de 70 mil participantes, incluindo, CEOs, cientistas de renome, start ups, etc. “Esta conferencia centrada na tecnologia da internet, tecnologias emergentes e venturas de capitalismo é indispensável para Timor-Leste acompanhar e perceber os últimos desenvolvimentos a nivel mundial”, disse ainda o Presidente. “Timor-Leste sendo um país com mais de 60% da população jovem, não poderá ficar a margem do desenvolvimento tecnológico, sobretudo, no que respeita à inteligência artificial.” A margem dos encontros oficiais, encontra-se agendada uma sessão solene com os embaixadores da CPLP e ainda a participação numa mesa redonda organizada pelo g7+, tendo o Presidente da República como o orador principal. Entre outros eventos, o Presidente participará também num evento de negócios onde estarão presentes empresários timorenses e de Portugal, sobretudo, nas áreas farmacêutica, moda, agricola e de calçado.

“A eminente adesão de Timor-Leste à ASEAN, um mercado de mais de 700 milhões de pessoas, proporcionará uma oportunidade ideal para a indústria portuguesa em áreas especializadas estabelecer em Timor-Leste” disse o Presidente da República.

Com esta visita, o Presidente José Ramos-Horta reafirma o seu empenho pessoal e do povo de Timor-Leste em desenvolver cada vez mais os laços de amizade, solidariedade e parceria entre Portugal e Timor-Leste, mostrando-se confiante e convicto que as relações entre ambos os países continuarão a crescer cada vez mais no futuro.

Esta visita surgiu na sequência do convite feito pelo seu homólogo, o Presidente da República de Portugal, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa. Por outro lado, o Presidente da República, J. Ramos-Horta, pretende também retribuir a presença do Presidente da República de Portugal na data da sua investidura e durante as celebrações nacionais no 20.º aniversário da Restauração da Independência de Timor-Leste.

  • Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!