2 de Abril, Horta inicia campanha em Oecusse, Lu-Olo em Gleno

  • Share
Ramos Horta e Francisco Guterres Lu-Olo. Imajem: Ego Pereira e Juliao Fernandes

DÍLI, www.news.viptv.com- Os dois candidatos do Presidente da República vão realizar campanha da segunda volta no dia 2 de Abril até 16 de Abril, José Ramos Horta realiza a sua campanha em Oecusse e Francisco Guterres Lu-Olo em Gleno, no Munisípio de Ermera.

“Luo-Olo realiza outravez a sua campanha em Gleno,” disse o portavoz equipa sucesso de Lu-Olo, Fernanda Gusmão quando estava a conversar com jornalistas após participou no sorteio de bulletim de votos, Quarta-feira (30/3/2022) no Edifício Tribunal do Recurso, Caicoli Díli.

banner 336x280
Xanana Gusmao e Ramos Horta na primeira campanha presidencial. Photo: Ego Pereira

Na terça-feira (29/3/2022), Presidente Tribunal do Recurso, Deolindo dos Santos anunciou eleções presidenciais de Timor-Leste vai realizar outravéz para segunda volta com dois candidatos Jose Ramos Horta e Francisco Guterres Lu-Olo.

Presidente Comissão Nacional de Eleições (CNE), Jose Belo informou CNE já recebeu o horário da campanha entre dois candidatos, por isso ele pediu aos candidatos devem pensar o dia de semana santa a mesma com o dia da campanha.

“Nós já fizemos o encontro com  equipa dos candidatos para ver no dia de semana santa. Assim nós também demos a ideia para os candidatos com as suas equipas focalizam aos programas dos candidatos,dão boas palavra para educar os cidadãos ouvirão as suas campanhas,” disse Jose Belo para www.news-viptv.com.

Timor-Leste deve repetir as eleições presedenciais, após os resultados alcançados a 19 de março de 2022, dos 16 candidatos presedenciais que concorreram, nenhum deles obteve 50% + 1 dos votos.

“Uma vez que ninguém ganhou 50% + 1, as eleições presedenciais  vão realizar-se pela segundo vez a 19 de abril com dois candidatos presedenciais, nomeadamente José Ramos-Horta e Francisco Guterres Lu-olo”, disse o presidente da justiaça de Timor-Leste, Deolindo dos Santo em sua sessão de ratificação, terça-feira (29/03/2022).

Francisco Guterres Lu-Olo na primeira campanha presidencial em Tasitolu, Dili. Imagem: Jufer Guterres

Nas eleições presedenciais de 19 de março , José Ramos-Horta ganhou apenas 46,6% do total de 303,447. Enquanto isso, Francisco Guterres Lu-olo, que obteve 144,282 votos, consegiu apenas 22,1%.

Na eleição atual, há candidatos presedenciais  além de José Ramos Horta e Francisco Guterres Lu-olo. Os outros 14 candidatos são Armanda Berta dos Santos, Lere Anan Timur, Mariano Assanami Sabino, Anacleto Bento Ferreira, Martinho Gusmão, Hermes Barros, Isabel Ferreira, Milena Pires, Felizberto Duarte, Constancio Pinto, Rogerio Lobato, Virgilio Guterres, Antero da Silva, e Ângela Freitas.

Anteriormente em 2007-2012, José Ramos- Horta atuou como presidente de Timor-Leste, enquanto Francisco Guterres Lu-olo atualmente também atua como presidente.

Desde que foi reconhecido pela sua soberania em 20 de maio de 2002 pelas Nações Unidas Timor-Leste realizou 5 eleições presedenciais   com os primeiros  presidentes após a restauração da independencia foram Xanana Gusmão (2002-2007), José Ramos-Horta (2007-2012), Taur Matan-Ruak (2012-2017) e Francisco Guterres Lu-olo (2017-2022).

Ao proclamar a sua independência a 28 de Novembro de 1975, o então Presidente de Timor-Leste era Francisco Xavier do Amaral, depois de detido militares Indonésio, o cargo de presidente foi continuado por Nicolau Lobato.

  • Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *