banner 1000x250

O Chefe de Estado Timor-Leste e o Rei do Cambodia Discutiram Cooperação Económica e Comercial

  • Share
Presidente da Republica, Jose Ramos-Horta e o Rei do Cambodia, Norodom Sihamoni.
banner 728x90
PHNOM PENH, www.news-viptv.com – Esta quarta-feira o Presidente da República, José Ramos-Horta reuniu-se com o Rei Real do Camboja, Narodom Sihamoni, para discutir as relações económicas e comerciais entre as duas nações.

“O Reino Real Cambojano é um reino muito antigo, e sua história de luta é a mesma que a nossa, portanto, eles são muito simpáticos. Hoje falei com o Rei como artista. Hoje é um passo da diplomacia com o Camboja dentro de 20 anos,” disse o Chefe de Estado, após se encontrar com o rei cambojano no Palácio Real.
Para o Chefe de Estado, Timor-Leste registou o forte progresso nas relações diplomáticas, mas é necessário apostar nas áreas comercial e económica.
“O Ministério da Economia, Comércio e Indústria sabe como Timor-Leste compra e importa arroz do Camboja, pode ser um pouco caro mas tem uma boa qualidade e garante a oferta alternativa porque às vezes quando há uma grande crise, o Vietname também não pode exportar o arroz para nós, portanto Timor-Leste deve diversificar os países que importam o arroz como o alimento importante para o povo,” argumentou o Chefe de Estado.
O Presidente da República convidou ainda o Rei do Camboja, Narodom Sihamoni, a visitar Timor-Leste.
“Tentamos também ter investimento no setor privado nacional e internacional que tem sede no Camboja, os investimentos nas áreas da agricultura e turismo em Timor-Leste. O Primeiro-Ministro Hun Sen visitou Timor-Leste e hoje convidei Sua Majestade o Rei Real a visitar Timor-Leste e ele gentilmente aceitou o convite,” informou o Chefe de Estado.
Timor-Leste e Camboja vão assinar um acordo sobre o serviço aéreo, que permitirá um voo mensal de Phnom Penh para Díli, facilitando os passageiros da China para Timor-Leste porque geograficamente o país está mais próximo da China.
A reunião também abordou a adesão de Timor-Leste à ASEAN porque o Camboja apoia a integração de Timor-Leste à este organização regional em 2023.
O Presidente da República também se sentiu feliz com a recepção da visita desde o aeroporto de Phnom Penh até o hotel.
De acordo com a agenda, o Chefe de Estado também se reunirá com o Senado do Reino Real Cambojano, entidade militar, setor privado e outras altas entidades.

  • Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!