PHNOM PENH, www.news-viptv.com – Esta quarta-feira o Presidente da República (PR), José Ramos-Horta reuniu-se com o Primeiro-Ministro do Reino Real Cambojano, Vice-Chefe do Exército, General das Forças Terrestres, Tenente-General Hun Manet e alguns empresários.
“É uma espécie de reunião informal, é uma troca de pontos de vista, e eles gostam de ouvir o meu apreço e análises sobre a situação mundial, particularmente a situação da Ucrânia, e a política americana e as relações de Timor-Leste,” informou o Chefe de Estado.
Segundo o Chefe de Estado, o Primeiro-Ministro Hun Sen apoia muito a adesão de Timor-Leste à ASEAN e o envolvimento de Timor-Leste nesta organização regional, podendo contribuir para a resolução do problema de Myanmmar.
“Quando Timor-Leste entrar na ASEAN, vai contribuir fortemente para a diplomacia em Myanmmar, no contexto da ASEAN, vai procurar como contribuir para encontrar uma solução, porque se arrastar, terá impacto na credibilidade da ASEAN,” argumentou o Chefe de Estado.
O Presidente da República recordou ainda o sofrimento dos dirigentes e do povo de Myanmmar, pelo que prometeu reforçar a parceria com a ASEAN para encontrar uma solução para o conflito através do diálogo.
A visita do Chefe de Estado ao Camboja de 19 a 21 de Outubro é uma resposta ao convite do Rei Real do Camboja, Narodom Sihamoni, para reforçar as relações bilaterais com Timor-Leste.